Esse Blog está atendendo sua expectativas

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Raspagem de piso (taco, parquet, etc.(...)) de madeira – O que é e como fazer

Raspagem de piso (taco, parquet) de madeira .

O que é e como fazer



Muitas pessoas utilizam em suas residências ou empresas os famosos tacos de madeira. Eles são uma ótima opção de revestimento de pisos e já são utilizados há muitos anos, bem antes de surgirem opções mais modernas, como os pisos laminados, por exemplo.

Porém, algumas residências já utilizam este tipo de taco há muito tempo, o que faz com que o piso fique bem velho e desgastado, por causa do alto volume de pessoas transitando, móveis sendo arrastados, animais correndo pela casa etc. Desta forma, acaba chegando um momento em que é preciso reformá-lo para que não se perca de vez.
E é neste momento que muitas pessoas não sabem o que fazer para recuperar o taco de madeira. Ainda mais quando tentam encontrar tacos para reposição e, muitas vezes, não encontram por serem muito antigos. Mas existem algumas formas muito simples de recuperá-los sem ter que arrancar e substituir os tacos velhos por outros mais novos.

Raspagem de taco de madeira

A opção mais viável talvez seja a raspagem de taco, um processo simples e barato que pode salvar seu querido piso, cultivado há muitos anos. Com o tempo, os tacos de madeira acabam ficando ásperos, manchados, riscados e sem brilho, o que faz com que o morador precise tomar algumas atitudes para que o taco fique novo; novamente.
E a raspagem de taco é muito simples de ser feita e dá conta do recado. Basicamente, você precisará de uma lixa grossa, para realizar o lixamento de toda a superfície do piso e deixá-lo liso novamente, sem ondulações, como se estivesse novo.

Piso danificado
                                                            


                       Quando o piso está muito danificado o ideal é chamar uma empresa especializada em 
raspagem de pisos de madeira e aplicação de resinas














Processos de raspagem com máquinas: 
Após a análise do piso e identificado alguns reparos no piso, como recolocação de algumas peças, passamos a raspagem propriamente dita. A primeira raspagem é feita com lixa grossa nº 16. Com a lixa grossa retiramos todos os riscos, resinas antigas, ondulações, marcas de moveis arrastados pelo piso de madeira, marcas de tinta, cimento e outras marcas ou manchas. Logo após é feita a aplicação da massa de calafetar. É feita a aplicação em todas a juntas de todos os tacos. 

                                                         


Após a aplicação é necessário aguardar a secagem por 24 horas. E somente após a secagem é feita uma nova raspagem com lixa média nº 50 para retirar o excesso da massa de calafetar e também iniciar o processo de polimento do piso.
Polimento do piso
Ao final, aplica-se a resina para que o piso possa retomar o seu brilho, como novo novamente. Fica a critério do aplicador fazer uma ou várias aplicações da resina. Tudo dependerá do estado do piso e da necessidade de aplicações para que ele retome o seu brilho.

A aplicação de resina devolve o brilho e a proteção do seu piso e o deixa novo de novo.
Simples e pratico. Leva 02 a 03 dias uma restauração. Não deixa pó nem resíduos.

Contrate sempre ou um raspador profissional ou empresa especializada em raspagem e restauração de pisos de madeira para realizarem o serviço, fato este que também é uma excelente opção para quem não quer ter muito trabalho.

O preço do lixamento e raspagem dos tacos de madeira dependerá do tamanho da área a ser restaurada. Não é um serviço tão caro, porém é preciso fazer alguns orçamentos antes de fechar o negócio, escolhendo muito bem a empresa a ser contratada.

E assim a raspagem dos tacos de madeira de uma residência é um procedimento rápido e prático para ajudá-lo a recuperar o seu piso sem a necessidade de realizar uma obra muito grande e também muito cara, evitando assim todo o tempo toda a indisposição de uma reforma.


Piso restaurado, com aplicação de resina.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo, bem escrito e certamente será de muita ajuda para aqueles que desejam tratar os pisos de madeira

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo artigo primeiramente.

    Somos especialistas e quem se interessar em comprar tacos, fale com a Dupará,

    Dupará - Soluções em pisos e decorações.

    ResponderExcluir