Os pisos de madeira são uma tendência fortíssima da decoração de ambientes nos dias de hoje. A grande maioria das novas casas estão sendo construídas já pensadas para o uso do piso de madeira nos cômodos, sejam eles salas de jantar, quartos, corredores etc. Até mesmo as casas que estão passando por reformas já estão recebendo os pisos de madeira.
O piso de madeira combina com diversos elementos de decoração, fazendo com que seja ainda mais fácil ornar elementos de diversas cores e acabamentos. Além de dar um charme inigualável aos seus ambientes, tornado-os aconchegantes.
Este tipo de piso é muito utilizado também por ser muito fácil de manter, com um processo de limpeza muito simples e prático. Facilitando e muito a vida da dona de casa, ou mesmo da empregada que realiza a limpeza do piso. Evitando, também, que se acumulem bactérias e outros seres que podem prejudicar a nossa saúde.
Além disso, os pisos de madeira possuem uma durabilidade muito grande, se bem conservados. Algumas lojas dão garantia de 5 anos ou mais, visto a qualidade do produto e a sua durabilidade.
Tipos de piso de madeira
Existem muitos tipos de pisos de madeira utilizados nos dias de hoje, dentre eles, podemos destacar os mais famosos:
- Tacos;
- Assoalhos;
- Pisos laminados e;
- Parquets.
Estes são alguns dos nomes de diferentes pisos de madeira. É possível saber a diferença entre eles pela espessura e largura das ripas (tábuas) de madeira que compõem o piso e também por sua forma de aplicação no chão. Suas espessuras variam, geralmente, entre 1 e 2,5 centímetros, dependendo do tipo de acabamento utilizado pelo cliente. Com isso, é possível criar várias formas de piso, com desenhos diferentes para cada piso.
Vantagens do piso de madeira
Existem muitas vantagens em se utilizar o piso de madeira em sua residência. Poderíamos enumerar diversas delas aqui, mas selecionamos algumas bem importantes, abaixo:
- Alta durabilidade;
- Resistência;
- Instalação simples;
- Beleza e requinte ao ambiente;
- Conforto térmico;
- Fácil de limpar;
- Sensação de aconchego ao lar;
- etc.
Tipos de madeira utilizadas
No mercado existem diversos modelos de pisos de madeira, desde os mais simples até os mais luxuosos, passando pelos modelos de madeira rústica etc. Geralmente, são produzidos com matéria orgânica, madeira encontrada na natureza, com pouca ou nenhuma adição de material industrializado. Existem diversas matérias-prima utilizadas na fabricação dos pisos, como: cumaru, peroba, ipê, amêndola, tauari, carvalho, entre muitos outros.
Há também uma diferenciação quanto à dureza e a resistência do piso de madeira, possuindo variação de acordo com a madeira utilizada. Algumas lojas possuem uma escala com a resistência de cada madeira utilizada.
Mas independentemente de como ele é produzido, há sempre um tipo de piso de madeira disponível que combinará com seus ambientes. Sejam eles residenciais ou comerciais. Analise os modelos, cores e tamanhos; faça orçamentos e simulações em seus ambientes; depois faça a escolha certa e compre pisos de madeira para sua casa.
Depois de instalar o piso de madeira e utilizá-lo durante anos em suas casas ou escritórios, muitas pessoas costumam enjoar da cor do piso, evidenciando o desejo de mudar as cores dos pisos de madeira casa. O mesmo acontece com aqueles que acabam de colocar o piso em suas casa mas que, porém, se arrependem da escolha que fizeram.
Se este é o seu caso, não se desespere! Há uma solução muito simples para mudar a cor do piso de madeira da sua casa ou empresa. Com o método que apresentaremos abaixo, é possível clarear ou escurecer o seu piso de madeira, seja ele de qual tipo for, de forma simples, rápida e sem muito trabalho.
Se está precisando restaurar o seu piso de madeira ligue agora mesmo: