segunda-feira, 6 de maio de 2013

Raspagem de taco de madeira – O que é e como fazer

Raspagem de taco de madeira – O que é e como fazer





Muitas pessoas utilizam em suas residências ou empresas os famosos tacos de madeira. Eles são uma ótima opção de revestimento de pisos e já são utilizados há muitos anos, bem antes de surgirem opções mais modernas, como os pisos laminados, por exemplo.
Porém, algumas residências já utilizam este tipo de taco há muito tempo, o que faz com que o piso fique bem velho e desgastado, por causa do alto volume de pessoas transitando, móveis sendo arrastados, animais correndo pela casa etc. Desta forma, acaba chegando um momento em que é preciso reformá-lo para que não se perca de vez.
E é neste momento que muitas pessoas não sabem o que fazer para recuperar o taco de madeira. Ainda mais quando tentam encontrar tacos para reposição e, muitas vezes, não encontram por serem muito antigos. Mas existem algumas formas muito simples de recuperá-los sem ter que arrancar e substituir os tacos velhos por outros mais novos.

Raspagem de taco de madeira

A opção mais viável talvez seja a raspagem de taco, um processo simples e barato que pode salvar seu querido piso, cultivado há muitos anos. Com o tempo, os tacos de madeira acabam ficando ásperos, manchados, riscados e sem brilho, o que faz com que o morador precise tomar algumas atitudes para que o taco fique novo novamente.
E a raspagem de taco é muito simples de ser feita e dá conta do recado. Basicamente, você precisará de uma lixa grossa, para realizar o lixamento de toda a superfície do piso e deixá-lo liso novamente, sem ondulações, como se estivesse novo.
raspagem de taco de madeira
Piso de madeira danificado pelo tempo

Após este processo, 
 é preciso realizar a calafetação das juntas dos tacos de madeira,  usa-se uma lixa média, para retirar os riscos deixados pela lixa mais grossa e excesso da massa de calafetar. Assim, o piso fica lixado e sem marcas muito profundas do lixamento realizado no primeiro momento. Logo em seguida, faz-se um polimento dos tacos com uma lixa fina para realizar o acabamento. Por fim, limpa-se toda a superfície do piso para retirar o excesso de pó proveniente dos lixamentos feitos no piso.
Ao final, aplica-se a resina para que o piso possa retomar o seu brilho, como novo novamente. Fica a critério do aplicador fazer uma ou várias aplicações da resina. Tudo dependerá do estado do piso e da necessidade de aplicações para que ele retome o seu brilho.
Contrate sempre ou um raspador profissional ou empresa especializada em raspagem e restauração de pisos de madeira para realizarem o serviço, fato este que também é uma excelente opção para quem não quer ter muito trabalho.

O preço do lixamento e raspagem dos tacos de madeira dependerá do tamanho da área a ser restaurada. Não é um serviço tão caro, porém é preciso fazer alguns orçamentos antes de fechar o negócio, escolhendo muito bem a empresa a ser contratada.

E assim a raspagem dos tacos de madeira de uma residência é um procedimento rápido e prático para ajudá-lo a recuperar o seu piso sem a necessidade de trocar peças ou realizar uma obra muito grande e também muito cara, evitando assim toda a indisposição de uma reforma.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo, bem escrito e certamente será de muita ajuda para aqueles que desejam tratar os pisos de madeira

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo artigo primeiramente.

    Somos especialistas e quem se interessar em comprar tacos, fale com a Dupará,

    Dupará - Soluções em pisos e decorações.

    ResponderExcluir